Agência Pontes

Notícias

| Notícia | por Agência Pontes

A Goleada da Corrupção e As Marcas na Copa do Mundo

Mesmo sabendo que o Futebol e Copa do Mundo é um evento de grande visibilidade para fixação de marcas, a demanda de empresas diminuiu seu patrocínio para esta Copa de 2018 na Rússia.  A Sports Value (empresa especializada em marketing esportivo) fez um levantamento expressivo que mostra que pra esse ano diminui em 18% em relação à Copa de 2014 do Brasil.

A saída de grandes corporativas como Emirates, Sony e Johnson & Johnson, Castro e Continental tiveram apoio de outras marcas devido à estimativa que as mesmas podem perder em até cerca de U$$ 1 bilhão em valor por danos a reputação causados pela associação a FIFA. 

O resgate financeiro dos Asiáticos

 A salvação da FIFA em 2018 foram às companhias asiáticas, nossos amigos chineses trataram de considerar o evento como um grande ensejo de divulgar suas marcas aqui no Ocidente.  O Governo por sua vez, tratou de criar uma estratégia de marketing voltada para o plano esportivo do país, eles pretendem transformar a china numa potência de campo até meados de 2050.  Espera-se que a china seja candidata para sediar o evento em 2030. Ao total as companhias asiáticas correspondem por um terço dos patrocinadores do Mundial (somando parceiros Fifa e apoiadores da Copa do Mundo).

E o Brasil (CBF)?

Entrando na goleada de corrupção e denúncias, CBF perdeu o patrocínio da Chevrolet, que lhe rendia por ano cerca de 54 milhões de reais.  Ainda com toda parceiras de longas datas, o Brasileiro segundo o Ibope, aponta que sua maior parte da população não reconhece seus verdadeiros patrocinadores e os do próprio torneio.  Os mais citados são Coca Cola (que não é patrocinador, quando na verdade é Guaraná Antártica) , Itaú, Vivo e Nike — esses sim patrocinadores da CBF. 

Veja os comercias da seleção canarinho que foi ao ar nesse período.

https://www.youtube.com/watch?v=7lCIiyKWXj0

 Resenha de futebol (Nike)

https://www.youtube.com/watch?v=ZoC4BEMGgTw&feature=youtu.be

Guaraná Antártica – not for export 

https://www.youtube.com/watch?v=YjwJlp4CRYg&feature=youtu.be

Torcida que não tem preço (Mastercard)